5.7 C
Kóka
quarta-feira, 2024/04/17  8:47
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Premiê chinês pressiona o Japão a fazer “adequado reconhecimento do passado”

O primeiro-ministro da China declarou que as relações com o Japão podem melhorar e progredir se houver dos dirigentes japoneses o que chama de “adequado reconhecimento do passado”.

Li Keqiang fez a declaração domingo, em entrevista coletiva. Ele comentou a planejada parada militar a se realizar em Pequim pelo que chama de “70 anos da vitória da China na guerra contra o Japão”. Negou que o governo chinês pretenda realizar o evento para exercer pressão sobre Tóquio.

20150315_18_v_s2

O premiê afirmou que a parada e outros eventos têm o objetivo de relembrar tragédias do passado e assegurar que elas nunca venham a ocorrer novamente. Enfatizou que as atividades servem para salvaguardar os frutos da 2ª Guerra Mundial e da ordem mundial do pós-guerra.

Além disso, Li Keqiang declarou que as relações entre o Japão e a China estão em uma situação difícil e apontou como causa principal “visões históricas da guerra passada”. Afirmou: “O governante de uma nação não deveria somente herdar os feitos de predecessores, mas também assumir responsabilidades por crimes do passado.”

Acredita-se que as afirmações do primeiro-ministro chinês seriam uma pressão para que o premiê do Japão, Shinzo Abe, mantenha declarações de governos anteriores do país no pronunciamento que fará em 2015 para assinalar os 70 anos do fim da guerra.

Em 1995, o primeiro-ministro Tomiichi Murayama manifestou “profundo remorso e sinceras desculpas” pelo domínio colonial e agressões do Japão na Ásia no passado.

NHK WORLD

Últimos posts por Anderson Yoshihara (exibir todos)