13.5 C
Kóka
sexta-feira, 2024/04/19  11:45
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Negociações sobre programa nuclear do Irã estão em fase difícil e crítica

Da Agência Lusa Edição: Nádia Franco

Os Estados Unidos vão “examinar com muita atenção” as opções que se colocam, caso não seja respeitado o prazo para garantir um acordo nuclear abrangente com o Irã, que termina nesta terça-feira (31), informaram hoje (30) fontes oficiais.

“Não faço previsões sobre o que acontecerá em seguida”, disse a porta-voz do Departamento de Estado, Marie Harf, ao ser interrogada sobre o que acontecerá, caso não seja anunciado até a meia-noite de amanhã um acordo relacionado com o contencioso em torno do programa nuclear iraniano.

No entanto, prevê-se que o acordo transitório com o Irã, firmado em novembro de 2013, permaneça em vigor até 30 de junho, enquanto não forem acordados os detalhes técnicos da nova iniciativa, ainda sem confirmação de sucesso.

Já o ministro dos Negócios Estrangeiros da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, disse que vê “muito progresso” na reta final das negociações, apesar de admitir que se atravessa uma fase “difícil e crítica”. O chefe da diplomacia da China, Wang Yi, mostrou-se “cautelosamente otimista” sobre a possibilidade de alcançar um acordo sobre o programa nuclear iraniano e definiu a situação como “muito fluida”.

Em declarações à imprensa, na cidade suíça de Lausanne, à margem da última rodada de negociações com a República Islâmica do Irã, Steinmeier disse que “houve muito progresso, não apenas nos últimos 12 meses, mas também aqui”, em uma referência aos atuais contatos diplomáticos.

“Não deixaremos de tentar todo o possível” para garantir um acordo, mas “também não permitiremos um mau negócio” com os iranianos, concluiu o ministro alemão.

“As posições entre as duas partes estão se aproximando. Sou cautelosamente otimista sobre a possibilidade de um acordo”, disse aos jornalistas o responsável pelas relações externas da China. Wang Yi. Ele advertiu, no entanto, que “todo mundo deve contribuir” para alcançar o consenso entre as partes.

O representante chinês, que nos últimos dias manteve diversos encontros com autoridades de diferentes países, acrescentou que na reunião plenária de hoje houve acordo entre as seis potências que consideraram a situação “muito fluida”.

O objetivo das seis potências – os cinco países com direito de veto no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (Estados Unidos, Rússia, China, França e Reino Unido) e a Alemanha – que têm se reunido com responsáveis iranianos, consiste em obter um acordo duradouro, que termine com o contencioso que se prolonga há mais de uma década.

A comunidade internacional receia que o Irã pretenda fabricar a bomba nuclear – uma alegação desde sempre rejeitada por Teerã, que insiste no componente exclusivamente civil do seu programa.

Agência Brasil

Últimos posts por Anderson Yoshihara (exibir todos)