6.1 C
Kóka
quinta-feira, 2024/04/18  12:43
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Crise no Estado Islâmico: Exercito Iraquiano expulsa IS de cidade chave

A cidade que foi tomada pelo IS no último mês está a cerca de 8km de uma base com centenas de soldados americanos que estão treinando tropas iraquianas. As tropas iraquianas moveram-se depois de um preciso e efetivo ataque aéreo americano liderando a coalizão anti IS. Enquanto isso, o IS foi amplamente condenado na sexta-feira depois que arrasou a antiga cidade assíria de Nimrud, no Iraque. O IS começou a demolir o local, que foi fundada no século 13 aC, na quinta-feira, de acordo com autoridades iraquianas. O chefe da agência cultural da ONU condenou a destruição “sistemática” no Iraque como um “crime de guerra”.

O IS, que controla grandes áreas do Iraque e da Síria, diz que santuários e estátuas são “falsos ídolos” que têm de ser esmagados.

Nimrud encontra-se no rio Tigre, a cerca de 30 km (18 milhas) ao sudeste de Mosul, que está sob controle do IS.

Ofensiva do governo

As forças iraquianas disseram que estavam fazendo progressos em sua grande ofensiva destinada a retomar a cidade de Tikrit, que fica entre Mosul e a capital, Bagdá. A operação para recapturar a cidade envolve cerca de 30.000 soldados e milicianos xiitas. Os comandantes militares disseram que a força combinada tinha se mudado para a cidade de al-Dour na periferia sul de Tikrit.

Shia fighters en route to the Islamic State-controlled al-Alam town, south of Tikrit - 6 March 2015
Forças iraquianas sendo apoiadas pelas milicas Shia em operações em torno de Tikrit

Um comandante da milícia, disse à agência de notícias Reuters que a Al-Dour tinha sido “totalmente livre”, mas não ficou claro se a cidade inteira tinha caído. Um comandante sênior da principal aliança xiita, Moeen al-Kadhimi, disse à BBC que o progresso tem sido abrandado pelo uso extensivo de explosivos improvisados pelo IS. “Somos muito cuidadosos em nosso planejamento, especialmente porque a estratégia baseia-se plantando artefatos explosivos nas estradas, casas, tudo”, disse ao correspondente da BBC Ahmed Maher, que está viajando com as tropas perto de Tikrit. A ofensiva do governo iraquiano está sendo apoiada pelo ar pela coalizão liderada pelos Estados Unidos, que diz que lançou 26 ataques aéreos contra posições no Iraque desde 22 de março.

Iraqi workers clean a statue at an archaeological site in Nimrud, 35km (22 miles) southeast of Mosul, northern Iraq, in 2001
Nimrud (foto) fica ao sudestede Mosul, controlada pelo IS.

O Exército dos EUA disse que a captura de al-Baghdadi significava as forças iraquianas agora estão pronta para retomar mais território do IS na província de Anbar. Mas o avanço chega tarde demais para salvar a antiga cidade de Nimrud – considerado um dos sítios arqueológicos mais importantes do mundo. O correspondente da BBC Jim Muir no Oriente Médio, disse que a tentativa de destruir Nimrud já está sendo comparada com a demolição do Taliban das esculturas de pedra de Buda de Bamiyan, no Afeganistão, em 2001. Um porta-voz da ONUdisse que o Secretário-Geral  Ban Ki-Moon considerou o ataque “um crime de guerra e representa um ataque à humanidade como um todo”. O grande Aiatolá Ali al-Sistani, o clérigo xiita mais influente do Iraque, usou seu sermão sexta-feira para atacar o IS dizendo que eles estão canibalizando o Iraque de sua “história e civilizações antigas”.

Perfil de Nimrud

Some of a collection of 6,000 pieces of carved ivory known as the Nimrud Ivories discovered in the city of Nimrud in modern day Iraq but acquired by the British Museum are displayed in 2011 in London, the UK
Muitos artefatos de Nimrud estão agora no exterior – incluindo estas peças de marfim no Museu Britânico
  • Antiga cidade Assiria no Rio Tigre.
  • Capital da Assiria por cerca de 150 anos.
  • Primeiras escavações em tempos modernos empreendida pelos europeus a partir da década de 1840.
  • entre os tesouros descobertos incluiu-se seções de palácios reais, estátuas individuais e artefatos menores.
  • As investigações estão paradas há décadas, mas, em 1949, Sir Max Mallowan (marido da escritora Agatha Christie) iniciou escavações de frescos.
  • Extenso registro fotográfico dos tesouros restantes feitas na década de 1970.

Fonte: bbc.com

Tradução: omote